Dicas de alimentos que fazem bem para saúde

Veja dicas de alimentos que fazem bem para saúde e que por isso podem ser ótimos para o consumo. Afinal, estar de bem com a saúde é sempre importante.

Você pode adorar esta lista de alimentos saudáveis para você passar a consumir mais em sua casa. Afinal, é sempre bom nos fortalecer e nos alimentar de maneira saudável de forma barata.

Vamos te mostrar alimentos simples e que você pode encontrar em qualquer supermercado ou feira de frutas e legumes perto de sua casa. Assim você pode se cuidar de forma prática e ter uma sempre uma saúde muito forte.

Dicas de alimentos que fazem bem para saúde

Dicas de alimentos que fazem bem para saúde

O mais legal é que são alimentos simples de encontrar em feiras e supermercados. Veja a lista que fizemos e aproveite consumindo os que mais gostar e tiver acesso também.

Batata doce

A batata doce é uma raiz rica em açúcares que auxiliam a estabilizar nível glicêmico. Dessa forma ela oferece muitos benefícios para o nosso corpo.

Esse tubérculo possui minerais como sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio. Isso além de ter também as vitaminas A, D, C, B6 e B12.

Batata doce - Alimentos que fazem bem para a saúde

É por isso que a batata doce é muito consumida por quem pratica atividades físicas, além de diabéticos, veganos e vegerarianos.

Ou seja, ela é consumida principalmente por aquelas pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida a partir de alimentos saudáveis.

Por ser rica em fibras, sais minerais e também vitaminas, a batata doce é uma excelente antioxidantes. As fibras presentes neste alimento também ajudam a saciar a fome mais rápido.

Laranja

A laranja, além de ser famosa por ter muita vitamina C, também fornece cálcio, ácido fólico, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Esta fruta também fibras, flavonóides e pectina. Por isso, ela tem ainda mais valor nutritivo.

Laranja - Alimentos que fazem bem para a saúde

Esta fruta cítrica é outro antioxidante poderoso. Pois é composta por vitamina C, betacaroteno e flavonóides. Estes, em conjunto, proporcionam um antioxidante eficiente que ajuda a limpar o organismo e por isso previne doenças vasculares, cardíacas e degenerativas.

Granola

A granola é rica em fibras e devido a isto, ela aumenta a saciedade e melhora também o trânsito intestinal. Este alimento pode auxiliar no controle de colesterol e glicemia no sangue. 

Gronola - Alimentos que fazem bem para a saúde

Este alimento super gostoso e agradável de comer, é feito da mistura de cereais, frutas secas e sementes. Elas podem ter adicionado também o açúcar mascavo ou outros tipos de açucares. Mas existem também as versões salgadas, sem glúten e a totalmente integral.

Ela contém vitaminas do complexo B que ajudam na formação da bainha de mielina do cérebro. A granola ajuda também o cérebro a utilizar a energia para fazer as funções e por isso contribui para a sua saúde emocional e mental.

Mandioca / Aipim

A mandioca, também conhecida como macaxeira e aipim, é um tubérculo altamente energético. Para consumir a mandioca, o melhor é fazer quando vamos fazer refeições que precisem de muito teor energético, como café da manhã ou almoço.

Mandioca - Alimentos que fazem bem para a saúde

Esse alimento também ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo e por isso contribui para o bom funcionamento do intestino.

Você sabia que a mandioca é bom até para o cabelo? Esta raiz é rica em nutrientes e dessa forma, aumenta a imunidade e seu organismo fica mais forte, ajudando no fortalecimento dos cabelos.

Inhame

O inhame é uma fonte de vários nutrientes fundamentais a nossa saúde. Como é rico em fibras, ele combate a prisão de ventre ajudando em um melhor funcionamento do intestino.

Inhame - Alimentos que fazem bem para a saúde

É um alimento rico em vitamina C e auxilia o sistema imunológico, contribuindo na formação de anticorpos no organismo. É um tubérculo rico em potássio, que é um mineral indispensável para o controle da pressão arterial. O inhame também ajuda a reduzir o colesterol.

Ele também possui a vitamina B6, que é um nutriente que reduz os níveis de homocisteína em nosso organismo. Este aminoácido, por sua vez, é encontrado é vítimas de infarto. Ou seja, é possivelmente um alimento que previne o infarto.

Banana

A banana, quando ainda está verde, é rica em amido e amido resistente. Assim que ela amadurece, esse amido se transforma em açúcar. É por isso que 90% da composição da banana é feita de carboidratos. Devido a isto também é que ela tem baixos níveis de proteínas e gorduras.

Banana - Alimentos bons para a saúde

A sacarose, frutose e a glicose, açucares presentes na banana, promovem muita energia ao nosso corpo. Ela é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e também as vitaminas B1, B2 e B6. Isso sem contar com os minerais, como cobre, ferro, magnésio, cálcio e ácido fólico.

A banana também possui compostos antioxidantes, como por exemplo a dopamina e a catequina. A fruta também contém triptofano, que age na produção de serotonina, ajudando a manter o bom humor e a ficar mais relaxado.

Maçã

Comer maçãs ajuda a ter uma vida com mais equilíbrio e mais longe de doenças. A polpa e a casca desta fruta são ricas em vitaminas C e sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio. As suas fibras também são ótimas para o nosso corpo, sem falar no poderoso antioxidante presente nela, a quercetina.

A maçã melhora a função cerebral, pois esta quercetina é um dos compostos que auxiliam a diminuir a morte celular causada pela oxidação e a inflamação de neurônios.

Maçã - Alimentos bons para a saúde

Além disto, ela ainda possui vitaminas do complexo B, como a vitamina C e o ácido fosfórico, que por sua vez protege o sistema nervoso.

Ela também é ótima para o coração, pois os flavonoides presentes na maçã deixam nosso corpo longe de doenças cardíacas, deixando menor a nossa pressão arterial de forma a reduzir a oxidação do colesterol e atuando como antioxidante.

Ovo

O ovo é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Por isso, este alimento traz várias vantagens para a saúde. Fortalece os músculos e favorece o crescimento por ter a clara rica em proteínas. Por conter colina, o ovo também preserva a saúde das células e do cérebro.

Ovos - Alimentos bons para a saúde

Como este alimento contém vitamina A, luteína e zeaxantina, ele previne a catarata e também a perda da visão. Ajuda a emagrecer por ser rico em proteínas. Isso faz com que o ovo dê mais sensação de saciedade após comê-lo.

Os ovos contém também cálcio e fósforo, por isso eles ajudam a preservar a saúde dos nossos ossos. Contém ferro e por isso previne anemia. Além de deixar o sistema nervoso mais forte e aumentar a produção de sangue, por ter em sua composição a vitamina B12.

Peixe

Peixes são fontes enormes de proteínas e podem ser usados para colocar no lugar da carne ou o frango em uma alimentação de alto teor energético, como o almoço ou o jantar.

As proteínas são nutrientes indispensáveis para a formação da massa muscular, da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e das células.

Os peixes magros como o robalo, a garoupa e o linguado são fontes menos calóricas de proteínas. Já os peixes gordos como o salmão, o atum e a sardinha possuem mais calorias.

Alimentos bons para a saúde

O peixe é uma fonte de gordura boa, especialmente os que são de água salgada, como o atum, a sardinha e o salmão. Pois estes peixes são ricos em ômega-3.

Este nutriente age no organismo de forma a reduzir o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. Além disto, reduz também a inflamação e ajuda a melhor o sistema imunológico.

Devido a isto tudo, o costume de peixe pode reduzir o risco de ter doenças cardiovasculares como a aterosclerose e o infarto. Pode prevenir também outros problemas, como o AVC, por exemplo.

Sopa

Pelo modo de sua preparação e pelos nutrientes tradicionais, a sopa é um alimento de valor nutricional fantástico.

Canja de galinha

O segredo da canja de galinha pode estar na cisteína, um aminoácido que é liberado quando a carne da galinha é cozida. Esse aminoácido ajuda na expectoração, um dos incômodos mais chatos da gripe.

Canja de galinha - Alimentos bons para a saúde

Quando combinamos com arroz, cenoura e cebolas, servida deliciosamente num prato bem quentinho, ajuda a reduzir a inflamação na gargante e protege o sistema imunológico.

Além de proteger o nosso corpo de gripes e resfriados, uma sopa quentinha de canja de galinha é rica em vitaminas, proteínas bem hidratadas, sais minerais e carboidratos.

Sopa de legumes

Sopas de legumes são ótimas para ter uma dieta alimentar equilibrada. Os legumes são muito ricos em água, fibras alimentares, vitaminas B e C e também sais minerais.

Sopa de legumes

O conteúdo em gordura é baixo e por isso que este alimento possui um baixo valor energético. Ou seja, tem pocas calorias.

Caldo verde

Comumente, a sopa de caldo verde leva dois ingredientes que são os principais: a couve-manteiga e a batata. A couve-manteiga é rica em cálcio, ferro, clorofila, magnésio e vitaminas A e B. Devido a isto ela contribui muito para a desintoxicação e o bom funcionamento da função intestinal.

Caldo verde - Alimentos bons para a saúde

Já a batata ajuda na saúde da pele, é um ótimo antioxidante e é ótima para o cérebro. Ou seja, é a combinação perfeita para uma sopa saudável e super deliciosa.

Mais dicas de saúde

→ alimentos que aumentam a imunidade

Veja mais alimentos que podem te ajudar a melhorar sua saúde, aumentando sua imunidade e te protegendo contra doenças.

→ máscaras naturais para o rosto

Veja máscaras naturais e caseiras para fazer e deixar a pele facial mais linda e saudável. São mais dicas que você pode amar muito também.

Dicas de alimentos que fazem bem para saúde

Espero que tenha gostado dessas dicas de alimentos que fazem bem para saúde. São sugestões que podem fazer a diferença na hora de fazer uma dieta saudável e equilibrada.

Imagens: www.vilacha.com.br mangacompimenta.com cybercook.com.br blogdamimis.com.br www.bcook.pt unsplash.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*