10 dicas simples para uma alimentação saudável

Veja sugestões que podem te ajudar a melhorar os hábitos alimentares. São dicas simples para uma alimentação saudável e mais equilibrada.

10 dicas simples para uma alimentação saudável

Estar bem de saúde é uma dádiva que devemos cultivar todos os dias. Ou seja, sempre que podemos melhorar em algo, podemos aproveitar a dica para enriquecer a nossa rotina alimentar.

É legal sobretudo cuidar da nossa alimentação para fortalecer o nosso sistema imunológico e nos prevenir de enfermidades e doenças. Veja as dicas que separamos com muito apreço para você.

10 dicas simples para uma alimentação saudável

10 dicas para uma alimentação mais saudável

O mais bacana é que são dicas muito simples de fazer em casa ou no trabalho. E com toda a certeza são sugestões que poderão te ajudar numa melhor digestão e em um consumo de alimentos mais saudáveis.

1. Coma somente o necessário

Evite comer demais, apenas por “olho grande”. As vezes nos deparamos com aquela nossa comida favorita e queremos comer mais do que a nossa fome pede. Isto pode provocar mal-estar e não é, de todo modo, benéfico para o nosso organismo.

2. Mantenha uma rotina alimentar

Você sabia que é ideal fazer as refeições sempre no mesmo horário para garantir um bom funcionamento do nosso organismo? É por isso que é legal reservar os momentos certos para comer e assim garantir uma melhor resposta do sistema digestivo

3. Tranquilidade na hora de comer

Comer estando com preocupações diminuem o apetite e ainda dificultam a digestão. É por isso que é bacana optar por ambientes tranquilos na hora de fazer as refeições. Tente também principalmente esquecer um pouco das tarefas e dos problemas do dia a dia.

4. Refeições coloridas

Quanto mais colorida a sua refeição, mais vitaminas e minerais você provavelmente estará ingerindo. Ou seja, pratos com alimentos que juntos fiquem coloridos geralmente são ricos em nutrientes e fazem bem a saúde.

Alimentação saudável

5. Evite alimentos gordurosos e fritos

Você pode diminuir o seu colesterol evitando alimentos fritos e gordurosos. A sua digestão também será beneficiada e ainda evita o aumento de peso. Ao passo que é algo simples de fazer, é também uma medida eficaz e logo você pode notar os resultados.

6. Beliscar pode tirar o apetite

Evite também beliscar antes das refeições. Assim você não compromete o seu apetite e garante que vai comer o suficiente que o seu corpo precisa para estar em pleno funcionamento.

7. Coma verduras e folhas

Sempre que puder, coloque verduras e folhas em suas refeições. Isso porque esses alimentos são ricos em fibras insolúveis, que ajudam em um bom funcionamento do intestino grosso.

Alimentação saudável

Devido aos grandes benefícios que essa prática pode te dar, tente incluir sempre as verduras em seu cardápio alimentar e colha bons frutos disto fortalecendo seu corpo e saúde de uma maneira geral.

8. Caminhada leve depois da refeição

Para auxiliar a digestão, você pode dar uma caminhada leve pela casa ou na área externa do seu lar. Lembrando que é para fazer trajetos curtos, sem precisar nem ao menos sair de casa.

9. Coma devagar e mastigue bem

Não coma depressa. Comendo devagar e mastigando sem pressa, além de curtir mais o sabor dos alimentos, você facilita a absorção dos nutrientes e a sua digestão.

Dicas de alimentação saudável

10. Alimentos integrais

Tente incluir alimentos integrais em sua dieta alimentar. Isso porque tem vários nutrientes na película dos grãos de alimentos integrais. Estes nutrientes são essenciais para manter baixo o açúcar no sangue. Ou seja, mantém a glicemia baixa.

Além disso, ainda contém fibras que servem de alimentos das bactérias que auxiliam seu intestino. Essas fibras também ajudam a controlar o colesterol e a saciedade.

De certa forma, essas dicas alimentares podem te ajudar muito para ter uma alimentação mais equilibrada. Em outras palavras, são dicas de fácil aplicação que podem te auxiliar numa melhor alimentação em casa.

Mais dicas legais

Da mesma forma que você pode ter gostado dessas ideias simples para incluir em nossas rotinas alimentares, você pode gostar muito dessas outras dicas também. Sobretudo se você quer mais ideias para se fortalecer com alimentos naturais.

→ alimentos que fazem bem para saúde

Veja também essa lista que mostra alimentos super saborosos que fazem bem para a saúde. São mais sugestões para manter uma alimentação saudável e equilibrada.

→ alimentos que aumentam a imunidade

Veja uma lista de alimentos que podem te ajudar a aumentar a sua imunidade. São maneiras naturais de se proteger de doenças através de dicas de insumos para você incluir em sua dieta alimentar.

Alimentação saudável

Espero que essas dicas simples possam te ajudar a ter uma alimentação mais saudável. Assim como são dicas fáceis, são sugestões práticas para aplicar já a partir de agora. Beijos e muita saúde!

Imagens: unsplash.com

Sobre Cultips 536 Artigos
Jornalista profissional e blogueiro amador. Nas horas vagas sou o Coelhinho de Ouro Preto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*