Suculentas e Cactos: Como cuidar e dicas de decoração

É muito legal ter suculentas e cactos em casa. Afinal, podemos decorar cantinhos da casa de forma linda, deixando a casa mais verde e elegante.

Suculentas e Cactos: Como cuidar e dicas de decoração

Deixe a sua casa muito mais bela com uma decoração a partir de cactos e suculentas. Além de claro, ter o prazer de ver as suas plantinhas crescendo e cada vez ficando ainda mais bonitas.

Tanto as suculentas, como os cactos, são dois tipos de planta fáceis de cuidar. É preciso apenas não exagerar nas regas e fazer uma adubação de baixa para moderada. Vamos te mostrar tudo nesse post!

Suculentas e Cactos: Como cuidar e dicas de decoração

As suculenta e os cactos são belíssimos! Todo mundo ama. E saiba que nem toda suculenta é um cacto, mas todo cacto é uma suculenta. E é por isso que para cuidar desses dois tipos de plantas, podemos realizar a maioria dos procedimentos da mesma forma. As particularidades são mínimas.

Aprenda agora e deixe suas plantinhas bem mais lindas. Saiba que é preciso que você tenha aquele carinho na hora de cultivar e dê um pouco do seu tempo para cuidar bem dessas plantinhas tão lindas. Veja como cuidar de suculentas e cactos de forma simples e saudável.

Como cuidar de suculentas e cactos

Com essas regrinhas simples você vai deixar sua suculenta muito bela, colorida e pronta para ser uma bela decoração e amiga para o seu lar.

Regas

Esse é um dos maiores cuidados que você deve ter com os seus cactos e suculentas. É comum que as pessoas se enganem e reguem demais estas plantas, mas isso deve ser evitado.

Da mesma forma que as suculentas, os cactos retém muita água em suas folhas e se o solo ficar muito úmido ou encharcado por muito tempo, as raízes de sua suculenta podem apodrecer.

Regas de suculentas

É por isso que você deve regar o mínimo que você poder. Mas como seria isso? Tem uma regrinha simples e fácil de seguir. Só regue sua suculenta se o solo dela estiver totalmente seco.

Para saber se o solo está seco, enfie o seu dedo na terra e sinta. Ou enfie um palitinho e tire. Se o palitinho voltar sujo, quer dizer que a terra ainda está úmida e você ainda não precisa regar novamente.

Mas se a terra estiver totalmente seca, regue abundantemente até que a água escoe pelos buracos inferiores do vaso.

Cada região tem o seu tempo de rega

Note que cada região tem um clima diferente e isso ainda muda de acordo com as estações do ano. É por isso que não tem como dizer os dias necessários para esperar e fazer uma nova rega.

Em uma região quente, na estação do verão, onde o clima fica ainda mais quente, a rega pode ser de 2 em 2 dias. Mas em uma região fria, no clima do inverno, pode demorar semanas até que uma nova rega seja preciso.

E se a sua suculenta estiver numa área descoberta, recebendo muita chuva. É hora de começar a pensar em mudar o local, pois até mesmo a água da chuva pode “afogar” sua suculenta.

Substrato

O substrato para estas plantas é a terra comum mesmo. Porém, essa terra precisa estar bem airada, ou seja, bem soltinha. Se a terra estiver muito dura e compactada vai fazer com que as raízes de sua suculenta não desenvolvam bem.

Suculenta

É por isso que você precisa colocar algum substrato/material para deixar a terra mais soltinha. Existem várias opções: vermiculita, areia de construção e pó de telha são alguns destes substratos. Inclusive, já fiz um artigo falando sobre a importância de usar a vermiculita nos substratos.

Dito isto, é preciso que você adicione uma parte de algum destes componentes no substrato que você vai utilizar no plantio destas plantas.

Caso você tenha comprado ou ganhado de presente, é bom pensar em fazer isto na hora que você for replantar em outro vaso. Isto claro, se de fato precisar colocar algo que deixe a terra mais airada.

Mas se o plantio já estiver feito da forma correta, não é preciso alterar nada por hora. Apenas depois de alguns meses ou quem sabe até só depois de um ano, se for preciso.

Vaso

Os melhores vasos para plantar, tanto cactos, como também as suculentas, são os vasos de barro e os vasos de cimento. Esses dois materiais possuem micro furos em todo o seu entorno, o que facilita com que a água escoe mais rápido e a terra não fique muito tempo encharcada.

Cacto em vasos de barro

Além disso, estes materiais permitem uma passagem de temperatura mais lenta do que se estas plantas estivessem em vasos de plástico ou de metal. Isso também evita que as raízes sinta isso e sejam prejudicadas.

Outro ponto positivo é que por ser mais pesados, são vasos que bichos menores ou até mesmo o vento não vai conseguir derrubar, deixando as plantinhas mais fixas na superfície.

E além de tudo, você ainda pode estar ajudando uma artesã ou artesão que faz artesanato com barro.

Adubação

Se for adubar com adubos químicos, como NPK, procure soluções equilibradas como a 10-10-10 e siga as instruções do fabricante para a aplicação. Pois a dosagem vai depender do tamanho do vaso e do produto que você está utilizando.

Faça a adubação apenas de 4 em 4 meses. Mas se você for adubar com adubos naturais, pode fazer isto com bem mais frequência. Cascas de ovo, pó de osso, torta de mamona, húmus, cinzas de madeira virgem, carvão, entre outros adubos naturais vão fazer bem para as suas plantinhas.

Cacto Mickey Mouse

Você pode fazer uma trouxinha de tecido com uma mistura dos adubos que você dispõe em casa para deixar sobre a terra e deixar passando os nutrientes para a sua planta sempre que você regar. É só regar por cima da trouxinha quando for a hora das regas.

Outra maneira é fazer um buraquinho e colocar a mistura natural de adubos. E você também pode colocar sobre a terra e depois despejar pedras decorativas em cima do adubo. Cubra o adubo de alguma forma para que o sol ou o calor evapore seus nutrientes e desfaçam o trabalho que você fez.

Criação de novas mudas

Nesse sentido, essas duas plantas se diferem em algumas espécies. Porém, há também suculentas que se propagam como cactos e vice versa.

Suculentas

Para fazer novas mudas de suculentas, na maioria das suculentas, basta pegar uma folhinha que caiu de sua suculenta e deixar sobre a terra. Com o tempo essa folha vai criar raízes e uma nova mudinha aparecerá.

Mudas de suculentas

Muda de suculenta

Mas fique atenta, algumas suculentas se propagam como a maioria dos cactos, que consiste na obtenção de estacas (galhos) para enfiar na terra e esperar pegar.

Basta cortar um galho na gêmula e depois enfiar na terra. Algumas suculentas também se propagam dessa forma.

Cactos

Os cactos comumente se propagam por estacas. Basta arrancar uma estaca ou parte do cacto e ficar na terra. É preciso cortar bem na união dessa estaca para que a muda seja bem sucedida.

Mudas de cactos

Muda de cacto

Veja como é simples fazer novas mudas com cactos. Assim você poderá criar várias mudinhas de cactos para fazer novas plantas e dar para as suas amigas ou até mesmo vender e ganhar um dinheirinho.

Dicas de decoração

Veja vários projetos de decoração com cactos e suculentas. Certamente você vai se apaixonar pelas ideias e poderá criar uma decoração belíssima em sua casa também a partir dessas ideias.

Decoração com cactos e suculentas

Decoração com cactos e suculentas

Decoração com cactos

Decoração com suculentas

Fica bacana demais apostar na decoração com essas plantas e criar algo lindo para decorar a casa. Note que trouxemos exemplos com projetos simples, apenas colocando vasos em prateleiras e móveis.

A seguir você confere um lindo centro de mesa para a sala com suculentas. É mais uma ideia criativa para você criar em casa. Afinal, um lindo mini jardim com cactos e suculentas fica simplesmente incrível.

Decoração com cactos e suculentas

Decoração com cactos

Cactos grandes com vasos de barro ficam muito imponentes e elegantes para colocar na área externa da casa. Veja como ficaram lindos esses vasos com cactos bem exuberantes.

Fica lindo demais decorar a casa com cactos e as suculentas. Assim que você começar a plantar, vai ver que essas plantinhas vão te dar um novo ânimo para viver. Eles são incríveis demais!

Decoração de festas

Decoração de festa com cactos e suculentas

Fica incrível também decorar festas com cactos, principalmente uma festa com o tema nesse sentido. E além de enfeites, você pode fazer também lembrancinhas perfeitas. Confira a seguir!

Lembrancinhas com suculentas

→ lembrancinhas com suculentas

Essas lembranças ficaram incríveis! São lembrancinhas simples e bonitas feitas com mini suculentas. Confira e inspire-se ainda mais para criar projetos lindos em casa.

Mais dicas com suculentas

→ mini jardim com cactos e suculentas

Você pode amar também essas ideias de mini jardim com cactos e as maravilhosas suculentas. Afinal, é sempre bacana ter mais ideias e referências nesse sentido para fazer em casa.

→ como fazer um terrário

Que tal criar um lindo terrário em casa com belíssimas suculentas e cactos maravilhosos? É mais um tutorial com várias dicas, projetos e inspirações para você.

Suculentas e Cactos: Como cuidar e dicas de decoração

Espero que tenha gostado de aprender como cuidar e ver também dicas de decoração com cactos e as lindas suculentas. Com toda a certeza são exemplos que podem te inspirar bastante. Boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.gardenersworld.com www.plantinterrarium.com laidbackgardener.blog www.instructables.com www.findusv.com www.homedit.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*