Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Veja como fazer um terrário de suculentas em vidro. A partir de dicas fáceis de aplicar, você poderá criar lindos terrários com suculentas e cactos.

Terrário com suculentas e cactos

Com este tutorial você vai notar que para fazer um terrário não é difícil. Porém, o ideal é que você faça como vamos recomendar para garantir uma longa vida para as suas plantinhas suculentas.

Vamos te mostrar várias ideias e também uma explicação de como você pode montar o seu terrário aberto com vidro. Nesse post não vamos falar do terrário fechado, apenas dos terrários desta outra maneira, os abertos.

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Veja o que você vai precisar para fazer o seu terrário com suculentas em vidro: terra, vermiculita (ou areia de construção), pedriscos ou pedras, vidro para terrário ou tigela bowl de vidro e claro, as suas suculentas lindas.

Lindo terrário com suculentas em vidro

Lindo terrário com suculentas

Vamos ao passo a passo! Veja como é fácil e pode ser feito a partir de passos simples por você. Inclusive é uma tarefa brilhante para fazer aquela atividade junto com a criançada também.

Terrário de suculentas

Para fazer o seu terrário, pegue o vidro que vai utilizar para criar o terrário e comece criando uma grande camada de pedras. Estas pedras podem ser pedriscos, seixos, pedras ornamentais, britas ou as pedras que você preferir.

Lembre-se de fazer uma camada bem grossa de pedras. Veja o exemplo a seguir e olhe que a camada inferior de pedras deve ser bem generosa e volumosa.

Isto vai fazer com que a água das regas desça e fique armazenada temporariamente nas pedras enquanto a evapora lentamente com o decorrer do tempo. Ou seja, em outras palavras, as pedras vão fazer o mecanismo de drenagem da água das regas.

Como fazer terrário de suculentas

Terra com boa drenagem

Depois que fizer a camada de pedras, prepare a terra que você vai plantar as suculentas. Misture a terra que você providenciou e a vermiculita para que a terra fique com uma boa drenagem e facilite o crescimento das raízes das suculentas.

Esta vermiculita pode ser substituída por outro substrato usado para misturar na terra e facilitar a drenagem. Um exemplo é o pó de telha ou até mesmo a areia de construção.

Terrário de vidro com suculentas

Manta de jardinagem ou tecido

Depois que preparar a terra, coloque por cima das pedras uma manta de jardinagem ou um tecido velho com o mesmo diâmetro do seu vidro.

Ou seja, corte a peça de forma circular de um tamanho que encaixe quase que perfeitamente na parte em que suas pedras estão. Faça isto para que a areia não desça para as pedras na hora das regas.

Plante as suculentas

Depois que colocar o tecido ou a manta, despeje uma boa quantidade de terra preparada que você fez para o terrário e plante as mudas de suculentas da forma convencional.

Depois que plantar, aperte um pouco para que as raízes fixem bem na terra. Mas cuidado para não apertar demais e danificar as raízes das suas suculentas. Aperte só um pouquinho.

Decoração com pedras na superfície

Terrário lindo com suculentas

Terrário com suculentas

Para deixar seu terrário ainda mais lindo, você pode fazer uma decoração com pedras na superfície. Pedras ornamentais, principalmente, ficam incríveis neste tipo de decoração com pedras.

Terrário com suculentas

Terrário lindo com suculentas

Veja que dá para fazer outras experiências também em relação as camadas de terra e pedras. Mas a melhor forma de criar o terrário é como demonstramos para você no passo a passo acima.

Como fazer as regas

Regue apenas até que a areia fique toda úmida. Isto você pode observar através do vidro. Quando a areia escurecer totalmente, é a hora de parar.

Depois você deve esperar um bom tempo até regar novamente. Afinal, a água ainda precisa secar totalmente para que você regue novamente o seu terrário.

Terrário com suculentas e cactos

Viu como é simples de fazer um terrário de suculentas? Crie também o seu e deixe todo mundo de sua família feliz com esta nova decoração super paisagista que você fez.

Mais dicas com suculentas

De fato, ter suculentas no jardim é sempre recompensador. Veja mais exemplos de como deixar o seu lar mais belo com decorações a partir destas plantas perfeitas!

→ suculentas em gavetas velhas

Veja mais dicas super criativas para plantar suculentas. Gavetas velhas podem quebrar aquele galho se você quer uma decoração diferente e inusitada com suculentas no jardim.

→ ideias para plantar mini suculentas

Veja mais dicas para plantar mini suculentas de diversas formas em sua casa. De certo você pode se apaixonar por cada uma das dicas também.

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Espero que tenha gostado de aprender como fazer um terrário de suculentas em vidro. Crie e deixe qualquer lugar ainda mais lindo com um enfeite belíssimo como este. Beijos, boas jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: terral.agr.br www.lushglassdoor.com www.etsy.com/NCYPGarden www.instagram.com/florinhadanat www.modernterrariumbar.com www.elo7.com.br/ateliepi simplysucculents.com www.momalwaysfindsout.com www.skillins.com unsplash.com

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*