Desenhos de Raya e o Dragão para colorir

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Veja como fazer um terrário de suculentas em vidro. A partir de dicas fáceis de aplicar, você poderá criar lindos terrários com suculentas e cactos.

Terrário com suculentas e cactos

Com este tutorial você vai notar que para fazer um terrário não é difícil. Porém, o ideal é que você faça como vamos recomendar para garantir uma longa vida para as suas plantinhas suculentas.

Vamos te mostrar várias ideias e também uma explicação de como você pode montar o seu terrário aberto com vidro. Nesse post não vamos falar do terrário fechado, apenas dos terrários desta outra maneira, os abertos.

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Veja o que você vai precisar para fazer o seu terrário com suculentas em vidro: terra, vermiculita (ou areia de construção), pedriscos ou pedras, vidro para terrário ou tigela bowl de vidro e claro, as suas suculentas lindas.

Lindo terrário com suculentas em vidro

Lindo terrário com suculentas

Vamos ao passo a passo! Veja como é fácil e pode ser feito a partir de passos simples por você. Inclusive é uma tarefa brilhante para fazer aquela atividade junto com a criançada também.

Terrário de suculentas

Para fazer o seu terrário, pegue o vidro que vai utilizar para criar o terrário e comece criando uma grande camada de pedras. Estas pedras podem ser pedriscos, seixos, pedras ornamentais, britas ou as pedras que você preferir.

Lembre-se de fazer uma camada bem grossa de pedras. Veja o exemplo a seguir e olhe que a camada inferior de pedras deve ser bem generosa e volumosa.

Isto vai fazer com que a água das regas desça e fique armazenada temporariamente nas pedras enquanto a evapora lentamente com o decorrer do tempo. Ou seja, em outras palavras, as pedras vão fazer o mecanismo de drenagem da água das regas.

Como fazer terrário de suculentas

Terra com boa drenagem

Depois que fizer a camada de pedras, prepare a terra que você vai plantar as suculentas. Misture a terra que você providenciou e a vermiculita para que a terra fique com uma boa drenagem e facilite o crescimento das raízes das suculentas.

Esta vermiculita pode ser substituída por outro substrato usado para misturar na terra e facilitar a drenagem. Um exemplo é o pó de telha ou até mesmo a areia de construção.

Terrário de vidro com suculentas

Manta de jardinagem ou tecido

Depois que preparar a terra, coloque por cima das pedras uma manta de jardinagem ou um tecido velho com o mesmo diâmetro do seu vidro.

Ou seja, corte a peça de forma circular de um tamanho que encaixe quase que perfeitamente na parte em que suas pedras estão. Faça isto para que a areia não desça para as pedras na hora das regas.

Plante as suculentas

Depois que colocar o tecido ou a manta, despeje uma boa quantidade de terra preparada que você fez para o terrário e plante as mudas de suculentas da forma convencional.

Depois que plantar, aperte um pouco para que as raízes fixem bem na terra. Mas cuidado para não apertar demais e danificar as raízes das suas suculentas. Aperte só um pouquinho.

Decoração com pedras na superfície

Para deixar seu terrário ainda mais lindo, você pode fazer uma decoração com pedras na superfície. Pedras ornamentais, principalmente, ficam incríveis neste tipo de decoração com pedras.

Terrário lindo com suculentas

Terrário com suculentas

É uma dica maravilhosa para criar uma decoração criativa e super elegante em seu terrário com recipiente de vidro. Certamente você poderá fazer projetos lindos apostando em pedras e pedrinhas bonitas para decorar.

Terrário com suculentas

Terrário lindo com suculentas

E veja que dá para fazer outras experiências também em relação as camadas de terra e pedras. Mas a melhor forma de criar o terrário é como demonstramos para você no passo a passo acima.

Como fazer as regas

Regue apenas até que a areia fique toda úmida. Isto você pode observar através do vidro. Quando a areia escurecer totalmente, é a hora de parar.

Depois você deve esperar um bom tempo até regar novamente. Afinal, a água ainda precisa secar totalmente para que você regue novamente o seu terrário.

Terrário com suculentas e cactos

Viu como é simples de fazer um terrário de suculentas? Crie também o seu e deixe todo mundo de sua família feliz com esta nova decoração super paisagista que você fez.

Mais exemplos lindos

Trouxemos mais alguns projetos para você se inspirar na hora de criar o seu terrário de suculentas. Afinal, quanto mais inspirações, melhor para termos ideias nesse sentido.

Terrário de suculentas

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Faça com o vidro que você dispuser em casa para criar o seu lindo terrário. Veja que dá para criar de várias maneiras interessantes. Faça como você achar mais legal e certamente você poderá criar trabalhos perfeitos também.

Terrário de suculentas

Lindo terrário de suculentas

De certa forma são projetos que podem transformar a decoração de um espaço que você queira. E assim como são lindos, são também fáceis de fazer, como já demonstramos para você.

Terrários de suculentas

Terrário de suculentas

Dá para criar muito projeto bacana com o recipiente de vidro, as suculentas e os substratos e pedrinhas para compor e fazer o solo do seu terrário. Faça com o intuito de criar algo muito legal com suas suculentas para decorar a casa ou um cantinho do seu jardim.

Terrários  de suculentas com potes de vidro

Note que com potes de vidro dá para criar terrários maravilhosos também. Até porque é um material simples de encontrar e você já pode ter vários em sua casa.

Como fazer um terrário de suculentas em pote de vidro

Terrário de suculentas em pote de vidro

Fica lindo demais criar estes terrários com suculentas. Faça e com toda a certeza você poderá reaproveitar seus potes com muito charme, estilo e criatividade.

Terrário de suculentas em pote de vidro

Como fazer um terrário de suculentas em pote de vidro

Escolha também as suas melhores suculentas e crie terrários incríveis com elas. Faça da forma que mais gostou e dessa maneira você poderá encantar todas as visitas em seu lar.

Crie especialmente se você adora essas criações inusitadas com plantinhas. Assim que você começar a fazer de acordo com as instruções que passamos, vai ver que não é algo difícil de fazer, sobretudo se você já tem alguma habilidade com suculentas.

Vídeo passo a passo

Gente, o engenheiro agrônomo Gaspar Yamazaki do canal Cultivando é incrível! Apesar de ser muito técnico – o que é ótimo, ele tem uma linguagem muito fácil tanto para iniciantes, como para jardineiros mais experientes.

Veja esse vídeo onde ele ensina como fazer um terrário com suculentas. Certamente, se ficou alguma dúvida no processo de criação, você vai aprender com ele de maneira simples.

Este passo a passo está muito fácil para aprender e você vai ficar ainda mais por dentro de como fazer um terrário de suculentas com potes e recipientes de vidro.

Ele também explica as diferenças de um terrário aberto e um terrário fechado. Confira no vídeo e aprenda mais sobre a criação de terrários de plantinhas para fazer em sua casa também!

Projetos lindos para te inspirar

Também trouxemos mais estes outros projetos maravilhosos para você criar belíssimos terrários com essas referências. São mais exemplos criativos para você se espelhar na hora de fazer o seu.

Terrário com suculentas

Terrário com suculentas

A cor das pedrinhas que você pode colocar vai influenciar bastante no visual que você quer imprimir nesta peça decorativa com suculentas. Uma dica bacana é escolher pedrinhas que possam contrastar com a cor da suas suculentas.

Terrário lindo com suculentas

Terrário lindo com suculentas

Terrário lindo com suculentas

Olha que bacana! Tem pedrinhas roxas, pretas e até brancas! Inspire-se com esses terrários lindos e diferentes para fazer projetos únicos dessa maneira.

Depois que escolher suas suculentas para colocar nos terrários, é só pensar bem em como pode escolher itens que possam realçar ainda mais as cores das suas plantinhas.

Terrário diferente com suculentas

Terrário maravilhoso com suculentas

Terrário maravilhoso com suculentas

Os terrários fechados também ficam incríveis. É mais uma maneira de fazer esta peça incrível com as suas suculentas. Faça principalmente se você adora essas ideias diferentes com jardinagem.

Lindos terrários com suculentas

Lindos terrários com suculentas

É cada terrário mais charmoso que o outro! Faça e eventualmente você poderá ganhar muitos elogios pelas suas confecções criativas com suculentas e cactos em terrários lindos!

Mais dicas com suculentas

De fato, ter suculentas no jardim é sempre recompensador. Veja mais exemplos de como deixar o seu lar mais belo com decorações a partir destas plantas perfeitas!

→ suculentas em gavetas velhas

Veja mais dicas super criativas para plantar suculentas. Gavetas velhas podem quebrar aquele galho se você quer uma decoração diferente e inusitada com suculentas no jardim.

→ ideias para plantar mini suculentas

Veja mais dicas para plantar mini suculentas de diversas formas em sua casa. De certo você pode se apaixonar por cada uma das dicas também.

Como fazer um terrário de suculentas em vidro

Espero que tenha gostado de aprender como fazer um terrário de suculentas em vidro. Crie e deixe qualquer lugar ainda mais lindo com um enfeite belíssimo como este. Beijos, boas jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: terral.agr.br www.lushglassdoor.com www.etsy.com/NCYPGarden www.instagram.com/florinhadanat www.modernterrariumbar.com www.elo7.com.br/ateliepi simplysucculents.com www.momalwaysfindsout.com www.skillins.com unsplash.com www.elo7.com.br www.elo7.com.br montante.com.br www.cambriawines.com lovelygreens.com myhusbandhastoomanyhobbies.com simplysucculents.com www.46spruce.com bouldergardens.com cactusjungle.com corychristopher.ca www.ephemeraterrariums.com goflowersnz.com ephemerafw.tumblr.com www.ephemeratx.com

6 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*