Como Fazer em Casa

Melhores Substratos para Orquídeas

Veja os melhores substratos para orquídeas e plante suas queridinhas com muito carinho. Dessa forma vai ficar fácil cultivar suas plantinhas lindas.

Os melhores substratos para orquídeas

Quem é que não ama uma linda orquídea florida? Afinal, essas plantas são muito lindas e deixam qualquer espaço ainda mais charmoso.

Vamos te mostrar quais são os melhores substratos para orquídea de forma simples. Assim como são dicas fáceis, são ideias que você poderá gostar muito para cultivar suas orquídeas através de substratos naturais.

Existem dois tipos principais de orquídeas, as epífitas e as terrestres. Esses que trouxemos no artigo são substratos para orquídeas epífitas.

As terrestres podem ser plantadas diretamente na terra, já as epífitas precisam de substratos especiais, que são os que vamos mostrar nesse post.

Os melhores substratos para orquídeas

Os Melhores Substratos para Orquídeas

Trouxemos os melhores substratos para orquídeas! Que são a casca de pinus, os chips e a fibra de coco, a casca de arroz carbonizada, esfagno, brita, carvão e até mesmo casca de amendoim.

1. Casca de Pinus

Substrato para orquídea: casca de pinus

Substrato para orquídea: casca de pinus

Esse é um substrato muito usado principalmente porque é rico em nutrientes que podem nutrir a sua orquídea. Porém, apesar disto, é sempre bom adubar bem nossa orquídea.

Substrato para orquídea: casca de pinus

Veja a casca de pinus sendo colhida para fazer o substrato para orquídea. Muito bacana. É um ótimo substrato e que você pode encontrar facilmente em sementeiras, gardens e lojas para plantas.

Assim como quase todos os substratos, é preciso ter cuidado para ao utilizar esse substrato em sua orquídea, não regar demais e encharcar de forma excessiva.

Pois se você regar demais pode prejudicar muito as raízes de sua orquídea. As orquídeas adoram umidade, mas é preciso dosar para não exagerar e matar suas orquídeas.

Tem uma dica simples e fácil para não exagerar nas regas, basta sentir com seus dedos se o substrato ainda está úmido antes de regar novamente. Se estiver, não regue. Mas se estiver seco, é a hora de uma nova rega.

2. Chips de Coco

Substrato para orquídea: chips de coco

Substrato para orquídea: chips de coco

Os chips de coco é outra opção legal e que você pode fazer por conta própria em casa. Afinal, basta ter uma tesoura de jardinagem bem afiada e ir cortando pedaços da cabaça de coco e fazendo os chips.

Substrato para orquídea: chips de coco

É bom lembrar que para fazer substrato com qualquer parte do coco ou até mesmo para plantar orquídea em coco, é preciso deixar o coco de molho na água por alguns dias. Faça isto para retirar o tanino, substância nociva a orquídea.

Sempre é preciso ter cuidado sobretudo com o excesso de rega para não encharcar e fazer com que as raízes permaneçam molhadas por muito tempo. Assim você pode prejudicar sua orquídea.

3. Fibra de Coco

Substrato para orquídea: fibra de coco

Substrato para orquídea: fibra de coco

Essa é outra ideia maravilhosa para fazer substrato com coco. Você pode desfiar a cabaça de coco e com essa fibra criar o substrato para orquídea.

Substrato para orquídea: fibra de coco

É um material facilmente encontrado também em casas especializadas para plantas e sementeiras. As raízes da orquídea adoram também este tipo de substrato.

Você pode misturar a fibra de coco com os chips também. Lembrando que para fazer de forma manual é necessário deixar os cocos na água para retirar o tanino também.

4. Casca de Arroz Carbonizada

Substrato para orquídea: casca de arroz carbonizada

Muita gente utiliza a casca de arroz carbonizada. E todos adoram e recomendam. É um substrato que de fato pode ser perfeito para a sua orquídea. Dá para encontrar com facilidade em lojas especializadas. 

Substrato para orquídea: casca de arroz carbonizada

É um substrato usado principalmente porque é rico em nutrientes. Assim, certamente ele vai fortalecer as suas orquídeas, fazendo que as raízes da planta desenvolvam bem.

5. Esfágno

Substrato para orquídea: esfágno

Substrato para orquídea: esfágno

O esfágno um substrato muito procurado por também ser rico em nutrientes e perfeito para as raízes das orquídeas desenvolverem. Uma característica deste substrato é que ele segura bem a umidade. Ou seja, é ideal para quem, por esquecimento ou outro fator, rega pouco sua orquídea.

Substrato para orquídea: esfágno

Dá para encontrar em sementeiras, gardens e lojas de plantas também. É uma ótima escolha. Você só precisa ficar atenta, assim como a maioria dos substratos, para não regar demais e deixar o esfagno encharcado por muito tempo para não danificar sua orquídea.

Até porque, lembre-se que este substrato segura muito bem a umidade. Por isso, como já dissemos, sempre antes de regar, verifique se o substrato ainda está úmido com os dedos.

6. Brita

Substrato para orquídea: brita

Substrato para orquídea: brita

Muita gente duvida, mas pode ser muito bacana também utilizar as britas como substrato. O ponto positivo dela é que você não vai precisar se preocupar para a rega não encharcar a planta. Afinal, a brita não retém água.

Outro ponto positivo é que as raízes poderão se desenvolver com facilidade também, já que as britas não atrapalharam de nenhuma forma seu desenvolvimento, deixando várias brechas para elas crescerem.

O ponto negativo é que elas não possuem nenhum nutriente. Então, para utilizá-las, ou você vai ter que adubar manualmente sua orquídea, ou deverá fazer uma mistura com outro tipo de substrato, como a casca de pinus, esfagno ou casca de arroz carbonizada.

Substrato para orquídea: brita

Para utilizá-las como substrato, você precisa antes de tudo, lavar bem toda a brita com água sanitária para matar todas as impurezas e deixá-las de molho também por um dia ao menos.

Faça isto para que fiquem totalmente sem bactérias e estejam prontas para serem utilizadas como substrato das suas lindas orquídeas.

Apesar de serem versáteis e baratas, é preciso ter muito cuidado com a falta de nutrientes e também deve-se ficar atenta para que o sol não esquente demais as britas e queime as raízes de sua orquídea. Isto, claro, se for uma orquídea de sol.

7. Carvão

Substrato para orquídea: carvão

Substrato para orquídea: carvão

Carvão é outro substrato inusitado que muita gente duvida que possa ser útil no cultivo de orquídeas. Mas eles podem ser sim utilizados e é semelhante a brita.

Apesar de reterem um pouco mais de água, o que não chega a ser nocivo para a planta, esse substrato também não possui os nutrientes necessários para que uma orquídea se desenvolva com saúde. Devido a isto, você tem que adubá-la manualmente também.

Substrato para orquídea: carvão

Mesmo processo da brita, lave bem e deixe de molho antes de utilizar como substrato. Faça isto para não arriscar de perder a sua orquídea por conta de alguma bactéria ou algo parecido.

8. Casca de Amendoim

Substrato para orquídea: casca de amendoin

A casca de amendoim pode ser utilizada como substrato também. O ideal é que para usá-la, você misture com outros substratos, como esfagno, carvão ou fibra/chips de coco.

Substrato para orquídea: casca de amendoin

É mais uma opção que você pode utilizar no cultivo de suas orquídeas. Faça como achar melhor e certamente você vai ter uma surpresa maravilhosa ao passar dos dias com sua orquídea linda e florida.

Mais Dicas Legais

Veja mais dicas que podem te ajudar no cultivo de suas plantinhas. São ideias e projetos paisagísticos bem legais para você se inspirar ainda mais na hora de jardinar.

Decoração com Pedras para Jardim

Veja esta linda decoração com pedras para jardim e deixe qualquer cantinho ainda mais lindo com essas dicas super inspiradoras com paisagismo na área verde de sua casa.

→ Plante Orquídeas em Troncos

Veja dicas para plantar suas orquídeas em troncos. Você certamente pode adorar essas dicas também. São mais ideias e projetos simples para você fazer com suas plantinhas.

Gostou dessas dicas com os melhores substratos para orquídea? As orquídeas epífitas agradecem! Agora é com você. Plante da maneira que achar mais bacana e até as próximas dicas!

Imagens: www.youtube.com www.tudosobreorquideas.com www.youtube.com orquideas.atualidadenews.com.br www.youtube.com www.orquideaonline.com.br mogifertil.com.br www.jardinet.com.br www.crm.rs.gov.br viveirosabordefazenda.wordpress.com viverorquideaseideias.blogspot.com www.orquidariouel.com.br terral.agr.br www.mfrural.com.br

7 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Como cuidar de orquídeas | Como fazer em casa

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*