Dicas para plantar orquídea em tronco

Vamos te mostrar dicas para plantar orquídea em tronco. Veja como plantar pode ser fácil e atrativo, usando troncos de maneira produtiva e muito delicada.

Dicas para plantar orquídeas em troncos

Quem ama suas orquídeas sabe que uma forma muito legal de plantá-las pode ser em troncos. Afinal, elas na natureza ficam no tronco das árvores e pensando nisso, podemos recriar este seu habitat natural.

Para fazer isto, precisamos de troncos ou tronquinhos que possam ser perfeitos para que as raízes de nossas orquídeas “se agarrem, ou seja, se fixem no tronco.

Dicas para plantar orquídea em tronco

Para plantar orquídeas em troncos, antes de tudo, é preciso preparar este tronco ou pedaço de madeira que vai utilizar. É sempre bom deixá-lo de molho por alguns dias na água para retirar qualquer impureza.

Dicas para plantar orquídeas em troncos

Depois que deixar o seu tronco na água, deixe-o secar no sol antes de fixar a orquídea nele. Quando ele estiver seco, fixe a orquídea amarrando com um barbante, náilon ou arame. Você pode utilizar também meia-calça.

Faça tudo para que de forma nenhuma você possa “enforcar” sua orquídea no tronco no passar dos dias.  Apesar de ter que apertar bem, é preciso tomar muito cuidado para não machucar a orquídea.

Plante orquídeas em troncos

É pensando em não machucar a orquídea que o ideal é utilizar um fio que seja confortável para ela. Como é provável que a sua orquídea não vai ficar exposta ao sol, o arame pode ser utilizado, pois não vai ter chance de esquentar.

É de sua opção também utilizar algum outro substrato na fixação das raízes no tronco, como esfagno, fibra de coco ou casca de pinus.

Prenda com fio confortável

Como plantar orquídeas em troncos

Mas o melhor mesmo é utilizar um fio mais confortável que o arame, como um barbante ou a meia calça mesmo. Pode ser uma fita de tecido ou uma tira de tecido velho mesmo.

Como plantar orquídeas em troncos

Dicas para plantar orquídeas em troncos

Depois que amarrar bem a sua orquídea com as raízes em contato com o tronco, é só pendurar em um lugar que seja ideal para ela e esperar os dias passarem para ela se acostumar com o tronco.

Plante orquídeas em troncos

Lembrando que você vai amarrar bem a sua orquídea. Mas quando as raízes fixarem no tronco ou na madeira que estiver utilizando no cultivo, você poderá cortar os fios e deixá-la linda para decorar qualquer cantinho da casa.

Tempo até as raízes pegarem no tronco

Demora muito até que as raízes comecem a se fixar no tronco. Mas eu já te aviso, vale a pena esperar. Se você regar direitinho, não regando demais, nem deixando-as muito tempo sem regas, você pode ter ótimos resultados em torno de 6 meses, por exemplo.

Tipo de tronco

Você pode usar qualquer tronco, porém é preciso sempre deixá-lo de molho por alguns dias para que qualquer toxina nociva a orquídea possa sair.

Também não é legal utilizar troncos muito finos. O ideal é utilizar troncos no mínimo o diâmetro de 5 cm. 

Substrato

O melhor substrato para plantar em troncos é o esfagno. Com ele você pode amarrar e prender junto com as raízes tanto com barbantes, como também com algum tecido fininho como meia-calça ou gaze.

Outra opção é utilizar aquelas sacolas de feira amarelas de náilon para prender o esfagno junto com as raízes da orquídea. São sacolas ótimas para este fim.

Qualquer tecido ou trama em que as luzes do sol possam entrar bem e que claro, não machuque as raízes de sua planta, pode ser utilizado para prender o substrato.

Rega

Regue sempre que o substrato estiver seco. É por isso que intervalo de tempo entre as regas vai mudar de região para região. A estação do ano também influi neste tempo entre as regas.

Portanto, cheque se o substrato está seco tocando-o com os dedos e regue se a resposta for positiva. Porém evite regar mais de uma vez por dia, já que plantar em troncos faz com que este tempo de secagem seja bem mais rápido.

As meias calças são infalíveis

Plante orquídeas em troncos

Olha aí as orquídeas em tábuas de madeira sendo presas por tiras de meia-calça e esfagno.  Utilizar meia calça é legal porque você pode segurar bem o substrato que vai colocar para as raízes se desenvolverem melhor.

É só esperar a orquídea desenvolver e fixar suas raízes na madeira. Ao final elas ficaram lindas e com as raízes todas agarradas no tronco ou na madeira que você a plantou. Certamente vai ficar encantador.

Lembrando que ao final, você poderá tirar a meia calça e terá um artesanato lindo com a sua orquídea sendo cultivada de maneira magnífica.

Como plantar orquídeas em troncos

Veja uma linda orquídea fixada em um galho de árvore. É outra opção linda também e feita da mesma forma. Fixe-a amarrando com algum fio e se preferir, algum substrato que pode ser preso com tecido ou meia calça.

→ melhores substratos para orquídea

Veja os melhores substratos para orquídeas e faça as suas orquídeas florescerem bastante com um tratamento adequado. Com toda a certeza você vai amar estas dicas!

Dicas para plantar orquídeas em troncos

Gostou destas ideias de como plantar orquídea em tronco? Faça também principalmente se você ama ideias diferentes para plantar orquídeas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: comoplantarecuidar.com.br universa.uol.com.br iracemafontes.wordpress.com www.plantasonya.com.br www.youtube.com www.mundoecologia.com.br weheartit.com pergunteaoagronomo.com.br

14 Comentário

      • O melhor substrato para este tipo de plantio é o esfagno, pois dá para prender com um tecido fino como meia-calça ou gaze. A rega é feita sempre que o substrato secar e isso vai variar de região para região e de acordo com a estação do ano. Porém, evite fazer mais de 1 rega por dia.

  1. Amei bastante as dicas de como plantar,cuidar,e aprendi também como se prepara os substrato para as orquídeas. Vou tentar preparar substratos para ter algumas orquídeas,brigada pelos ensinamentos,bjs.

  2. Gostei muito das dicas com as orquídeas ,eu não tenho muita sorte ,acho muito lindas.mas sempre seca acho que coloco água demais, agora vou tentar no tronco obrigada pela informação.

  3. Obrigado por nos ensinar essas dicas tão legais. Pois amo orquídeas mas confesso que não sabia como fazer para velas crescer fortes e saudável.

  4. Nossa achei muito interessante orquídeas no tronco já ate tentei fazer mas não consegui agora acho que entendi e vou tentar de novo, gosto muito de orquídeas mas nao sei cuidar.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*