Decoração com Parede Viva para a Casa

Fizemos um compilado de projetos de decoração com parede viva para a casa. Assim você se inspirar muito para fazer ideias nesse sentido.

Decoração com Parede Viva para a Casa

Você vai poder ver quais ficaram mais legais e fazer criações nesse sentido em sua casa também. Até porque é muito bom poder realizar essas ideias com plantas penduradas em casa. Tem muitos projetos para você se inspirar e fazer ideias parecidas em seu lar.

Veja como pode ser interessante colocar plantas lindas em sua parede também e crie algo que todo mundo vai amar quando te visitar em casa. Além de ser algo super moderno e inusitado, vai ficar muito bacana na decoração do ambiente.

Decoração com Parede Viva

Decoração com Parede Viva para a Casa

Imagine ter um pedacinho da natureza dentro de sua casa, um refúgio verdejante que traz vida, frescor e beleza ao seu ambiente. Essa é a proposta da parede viva, uma solução inovadora e sustentável que vai transformar a decoração do seu lar e te proporcionar diversos benefícios.

Tem muitos modelos legais para fazer criações em seu lar. Faça sobretudo se você ama essas ideias diferentes para criar decorações em ambientes do lar. O verde das plantas transmite paz, tranquilidade e bem-estar, tornando o lar um refúgio perfeito para recarregar as energias.

1. Como se chama uma Parede com Plantas?

Geralmente, chamamos as paredes com plantas de paredes vivas ou paredes verdes. Essas paredes com folhagens são ótimas para dar um tom decorativo bem elegante para certas partes da casa. Você vai ver que a parede viva traz a natureza para dentro de casa, criando um ambiente mais aconchegante, relaxante e convidativo.

Decoração com Parede Viva
planteriagroup.com

Inspire-se com essas ambientações magníficas e planeje para fazer algo semelhante também em seu lar. Afinal de contas, é muito bom poder ter uma parede com plantas decorando espaços do nosso lar. Além do mais, as folhas das plantas absorvem o calor, ajudando a regular a temperatura ambiente e proporcionando um clima mais fresco e agradável, especialmente em dias quentes. Isso pode reduzir o uso de ar-condicionado, além de contribuir para a economia de energia.

Parede Verde - Decoração para Casa
verticalgardensupply.com

Use os exemplos mais bonitos para ter como referência para criar algo que todos vão amar quando ver. Até porque todo mundo ama essas ideias criativas com plantinhas em casa. Uma parede viva adiciona um toque estético único e natural ao ambiente.

O verde exuberante das plantas contrasta com as cores e texturas das paredes tradicionais, criando um ponto focal atraente. Esse tipo de decoração pode ser adaptado a diferentes estilos de interiores, desde o mais moderno e minimalista até o rústico e aconchegante, proporcionando uma beleza natural e versátil.

2. Quais plantas colocar na parede?

Muita gente tem dúvida em quais plantas são mais legais para deixar decorando uma parede viva. As que ficam mais legais são as plantas pendentes mais fortes e também as samambaias, mas dá para inovar e colocar outras plantinhas também!

Parede Viva dentro de Casa
florafelt.com

Como dissemos, dá para inovar. Ou seja, você pode até utilizar suculentas para criar uma decoração na parede da sua casa. Faça tudo com carinho e o resultado pode ser incrível! Você vai notar que as paredes vivas melhoram a qualidade do ar dentro de casa.

As plantas têm a capacidade de filtrar poluentes e toxinas presentes no ar, como formaldeído e benzeno, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Isso não apenas purifica o ambiente, mas também contribui para um espaço mais saudável e agradável de se viver.

Parede com Folhagens
homebuilding.co.uk

Vamos te indicar algumas plantas que ficam ótimas para fazer paredes vivas: a jiboia, dinheiro-em-penca, hera inglesa, chifre de veado, clorofito, corações emaranhados e samambaias. Essas são algumas plantas que ficam esplêndidas quando são cultivadas na parede.

Como já frisamos, paredes vivas ajudam a regular a temperatura e a umidade do ambiente. As plantas atuam como isolantes naturais, reduzindo a necessidade de aquecimento e resfriamento artificial. Elas também aumentam a umidade do ar através da transpiração, o que pode ser particularmente benéfico em climas secos ou durante os meses de inverno, quando o ar interno tende a ser mais seco.

3. Como montar uma Parede de Folhagem?

Para montar este tipo de decoração na parede é necessário que você tenha algo para fixar na parede e poder fazer o seu cultivo de forma vertical. Por exemplo, um bom material para fazer este tipo de base para o plantio decorativo são as treliças de metal.

Como fazer Parede Verde
minhasplantas.com.br

Com essas treliças você pode ter a estrutura necessária para ir pendurando os vasos de uma forma que as as folhagens possam sobrepor os vasos. Fica perfeito! Veja nas fotos do tutorial que o Minhas Plantas fez! Ficou muito demonstrativo.

Outra razão é a contribuição das paredes vivas para a redução do ruído. As plantas e o substrato utilizado em jardins verticais têm propriedades de absorção sonora, ajudando a diminuir o eco e os ruídos indesejados. Isso é especialmente útil em ambientes urbanos, onde o barulho do trânsito e das atividades diárias pode ser perturbador.

Parede Viva - Carol Costa
minhasplantas.com.br

A Carol Costa do Minhas Plantas é incrível! É ela que está ensinando como fazer esta parede viva linda! Veja que basta providenciar uma treliça como esta e depois ir pendurando os vasos. Note que os vasos precisam ser apropriados.

O contato com a natureza, mesmo dentro de casa, tem um efeito positivo na saúde mental. A parede viva ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.

Criando uma Decoração com Vasos em Parede Viva
minhasplantas.com.br

É só ir pendurando os vasos! E como já mencionamos, você tem que tentar esconder os vasos com as próprias plantas. Ou seja, você deve sobrepor os vasinhos da sua parede verde com as próprias plantas que você vai utilizar nessa decoração com plantas.

Estudos comprovam que a presença de plantas no ambiente de trabalho aumenta a produtividade e a criatividade. A parede viva pode ser uma ótima opção para escritórios em casa ou ambientes de trabalho, promovendo um ambiente mais propício à concentração e ao desempenho.

Decoração com Vasos em Parede Viva
minhasplantas.com.br

Note que os vasos precisam ser neste formato especial para jardins verticais. Assim você poderá ir criando a sua parede verde apenas pendurando na treliça de alguma forma simples, como com preguinhos ou até mesmo amarrando com arames.

Uma parede viva valoriza o imóvel, tanto esteticamente quanto em termos de mercado. Casas e apartamentos com áreas verdes são mais desejados e podem ter um valor de revenda mais alto. Ao contrário do que se imagina, a parede viva exige pouca manutenção. As plantas utilizadas são geralmente espécies resistentes e adaptadas a ambientes internos, necessitando de pouca rega e cuidados específicos.

Decoração de Parede Viva com Carol Costa
minhasplantas.com.br

Ao final você vai ter um lindo item como este! É uma forma simplesmente fantástica de fazer uma parede viva em casa. Faça também e deixe tudo mais charmoso em sua casa a partir dessas ideias legais com uma parede de plantas.

Existem diversas espécies de plantas adequadas para a criação de paredes vivas, desde samambaias e filodendros até orquídeas e bromélias. Você pode escolher as espécies que mais combinam com o seu estilo e com as condições de luminosidade do ambiente.

4. Parede Viva em Escritório

Fica massa demais uma decoração com parede viva! Você poderá criar decorações bem inspiradoras para fazer algo que todo mundo vai curtir quando ver. Como você pode ver, é uma decoração que fica esplêndida até para criar decoração em ambientes de trabalho.

Decoração - Parede Viva
blog.growup.green

Deixe o escritório lindo com uma decoração maravilhosa a partir de uma parede charmosa com plantas pendentes ou as plantas que você preferir. Fica legal demais e não é difícil de fazer. Basta ter os materiais corretos e se jogar nas criações!

Paredes vivas também oferecem benefícios psicológicos significativos. Estudos mostram que a presença de plantas em ambientes internos pode reduzir o estresse, aumentar a produtividade e melhorar o bem-estar geral. A vista de uma parede verde pode proporcionar uma sensação de calma e relaxamento, transformando a casa em um verdadeiro refúgio.

Decoração com Parede Viva

Depois que você começar a planejar, poderá ter ideias para fazer projetos incríveis também! Afinal de contas, é muito bom poder realizar ornamentações diferentes na criação dos itens decorativos com plantas que quer fazer para dar mais elegância ao espaço.

A parede viva pode ser integrada a decoração da casa de diversas maneiras. Você pode criar diferentes designs, formas e tamanhos, utilizando molduras, treliças ou outros elementos decorativos. Inspire-se com esses projetos de paredes verdes em casa e se divirta com o resultado que você vai conseguir.

5. Mural verde para decorar parede

Fica lindo demais poder criar um mural verde com plantas em um espaço da casa. Assim você deixa qualquer parede mais linda a partir de uma dica que todos vão ficar de boca aberta quando verem. A parede viva pode ser complementada com o som relaxante da água corrente ou de pássaros cantando, criando um ambiente ainda mais tranquilo e relaxante.

Parede Viva para Decoração
amazon.com

Comece a pensar em como poderá fazer as ideias decorativas com plantas também. Assim você poderá trazer muito mais charme e exuberância para qualquer espaço que queira decorar em seu lar. Uma parede viva é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa, especialmente para aqueles que vivem em áreas urbanas com pouco acesso a espaços verdes.

Ter um pedaço de natureza dentro de casa pode promover um sentimento de conexão com o ambiente natural, o que é essencial para o equilíbrio e a saúde mental. É possível criar uma parede viva em casa com um pouco de planejamento e criatividade. Diversos tutoriais e guias online podem te auxiliar nesse processo, te ensinando desde a escolha das plantas até a instalação da parede.

Decoração para Parede Viva
hellolidy.com

Outra vantagem é a melhoria da biodiversidade em pequenos espaços. Paredes vivas podem abrigar uma variedade de plantas, incluindo espécies que atraem polinizadores como abelhas e borboletas. Isso não só enriquece o ecossistema local, mas também contribui para a conservação de espécies que são vitais para o meio ambiente.

Decoração para Parede Viva
hellolidy.com

Esses murais com plantinhas ficam fabulosos! Faça com treliças ou qualquer outro material que ache legal, como pallets de madeira e etc. Fazer estes murais é uma ótima dica para criar em casa de maneira ainda mais fácil!

É legal demais poder fazer ideias com decoração com parede viva. Crie tudo com muita dedicação para ter resultados que vão fazer valer cada hora que você gostou na criação deste painel verde. Fica simplesmente avassalador e deixa o ambiente muito mais bonito e aconchegante.

As paredes vivas também são uma excelente forma de aproveitar espaços verticais que, de outra forma, ficariam inutilizados. Em apartamentos e casas com áreas externas limitadas, um jardim vertical permite a criação de um jardim sem ocupar espaço no chão. Isso maximiza o uso do espaço disponível e acrescenta funcionalidade ao ambiente.

6. Horta vertical com parede de plantas

Olha que bacana! Dá até para fazer uma horta vertical a partir dessas paredes vivas com legumes e hortaliças. Assim você poderá ter um espaço muito maravilhoso para ter momentos especiais de cultivo e colheita das suas próprias ervas e legumes.

Decoração - Parede Viva
thisoldhouse.com

Inspire-se com essa dica e mande ver nas criações em casa! Assim você poderá deixar um cômodo ou a área externa da casa mais linda e aconchegante. Crie também e faça ideias decorativas excelentes com plantinhas, improvisação e muita criatividade!

Se gostou dessas ideias de decoração com parede viva para a casa, pense em como pode fazer também e deixe tudo mais lindo em um espaço que quer transformar. Assim você poderá fazer produções decorativos que vão repaginar demais a decoração do lugar.

A manutenção de uma parede viva é uma atividade que pode se tornar um hobby prazeroso. Cuidar das plantas, podá-las, regá-las e vê-las crescer pode ser uma fonte de satisfação e alegria. Essa interação constante com as plantas também permite que se aprenda mais sobre jardinagem e botânica, enriquecendo o conhecimento pessoal.

Fazer uma decoração com parede viva é uma forma de expressar criatividade e individualidade. A escolha das plantas, o design da estrutura e a disposição dos elementos permitem inúmeras possibilidades de personalização. Cada parede viva é única e reflete o estilo e a personalidade do morador, transformando a casa em um espaço verdadeiramente personalizado e especial.

7. Dicas úteis de jardinagem

Veja mais ideias que podem ser atrativas para você ter ideias para criar projetos decorativos com suas melhores plantinhas! Assim você poderá ter mais ideias fabulosas para criar com muita delicadeza em seu lar.

Decoração com Plantas Penduradas

Essas decorações com plantas penduradas ficaram muito incríveis! São ideias que com toda a certeza vão deixar todo mundo bem empolgado com a possibilidade de fazer mais ideias nesse sentido.

Lagos no Jardim para Decoração

Que tal ver lagos para a decoração do jardim? Assim você vai ter muito mais ideias legais para poder reproduzir de forma engenhosa e quase inacreditável. Veja como pode ser excelente fazer esses projetos no jardim.

Decoração com Parede Viva

Agora é hora de planejar bem para reproduzir as ideias que mais gostou em sua casa. Dá para fazer no jardim, no terraço, na sala e em outros cômodos da sua residência. Vai ficar incrível! Boa sorte na hora de decorar seu cantinho!

Imagens: minhasplantas.com.br www.verticalgardensupply.com www.thisoldhouse.com www.homebuilding.co.uk www.planteriagroup.com blog.growup.green florafelt.com www.hellolidy.com

Sobre Cultips 537 Artigos
Jornalista profissional e blogueiro amador. Nas horas vagas sou o Coelhinho de Ouro Preto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*