Como fazer Chá de Erva-Cidreira e para que serve

Veja como fazer chá de erva-cidreira. Aprenda e comece a fazer em casa para relaxar e obter os benefícios dessa erva maravilhosa.

Chá de Erva-Cidreira

Fazer chá de erva-cidreira (também conhecida como capim-limão ou capim-cidreira) é um processo bastante simples e requer apenas alguns passos. Nesse artigo vamos te apresentar uma receita básica para fazer chá de erva-cidreira.

Ainda neste artigo, vamos te apresentar as qualidades que esse chá possui e as coisas boas que ele pode te proporcionar. Ou seja, você vai aprender como fazer e para que serve o chá de erva-cidreira. Sem dúvidas, ele pode ser um poderoso aliado para o bem da nossa saúde.

Como fazer e para que serve Chá de Erva-Cidreira

Como fazer Chá de Erva-Cidreira

Veja como é fácil fazer um chá de erva-cidreira. É só fazer também e se beneficiar com as propriedades relevantes que ele pode estimular seu corpo a ter. Logo depois da explicação, te mostrar tudo que ele pode te proporcionar em termos de bem estar e saúde.

Ingredientes:

– 1 a 2 colheres de chá de folhas secas de erva-cidreira ou 1-2 ramos frescos

– Água fervente

Instruções:

As instruções são simples. Pegue os ingredientes e siga os passos a seguir.

1. Preparação das Folhas

Se estiver usando folhas frescas, lave-as bem sob água corrente.

Se estiver usando folhas secas, simplesmente meça a quantidade desejada.

2. Aqueça a Água

Aqueça a quantidade desejada de água. Geralmente, você precisará de cerca de 240 ml (uma xícara) de água para cada colher de chá de folhas.

3. Adicione as Folhas

Coloque as folhas de erva-cidreira em uma xícara.

4. Despeje Água Quente

Despeje a água fervente sobre as folhas de erva-cidreira na xícara.

5. Infusão

Deixe as folhas de erva-cidreira em infusão na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você deixar em infusão, mais forte será o sabor.

6. Coagem (Opcional)

Se preferir, coe as folhas antes de beber o chá. Isso é opcional, pois algumas pessoas preferem deixar as folhas na xícara.

7. Adoçar (Opcional)

Adoce o chá a gosto, se desejar. Muitas pessoas gostam do chá de erva-cidreira sem açúcar, mas você pode adicionar mel, açúcar ou adoçante, se preferir.

Aproveite!

Agora, seu chá de erva-cidreira está pronto para ser apreciado! Você pode bebê-lo quente ou esperar esfriar e servi-lo com gelo para um chá gelado.

Chá de Erva-Cidreira: Como fazer, para que serve e quando evitar

Lembre-se de que as quantidades de folhas e o tempo de infusão podem ser ajustados de acordo com suas preferências pessoais de sabor. Além disso, se estiver usando erva-cidreira fresca, você pode esmagar ou amassar um pouco as folhas antes de adicioná-las à água para liberar ainda mais sabor.

Para que serve o Chá de Erva-Sidreira?

O chá de erva-cidreira é bem conhecido por seus benefícios à saúde e suas propriedades calmantes. Veja alguns dos potenciais benefícios e usos do chá de erva-cidreira:

1. Propriedades Calmantes e Relaxantes

A erva-cidreira é conhecida por ter propriedades relaxantes que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. O chá de erva-cidreira é muitas vezes recomendado para acalmar os nervos e promover uma sensação de relaxamento.

2. Melhora do Sono

Devido às suas propriedades relaxantes, o chá de erva-cidreira pode ser útil para melhorar a qualidade do sono. Beber uma xícara de chá de erva-cidreira antes de dormir pode ajudar a acalmar a mente e facilitar o sono.

3. Alívio de Distúrbios Digestivos

A erva-cidreira pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como indigestão e cólicas estomacais. O chá de erva-cidreira pode ter efeitos antiespasmódicos, auxiliando no alívio de desconfortos gastrointestinais.

4. Redução de Sintomas de Resfriado e Gripe

O chá de erva-cidreira pode ser utilizado para aliviar sintomas de resfriados, gripes e congestionamentos. As propriedades antivirais e anti-inflamatórias podem contribuir para a melhoria do bem-estar durante doenças respiratórias.

5. Combate a Insônia e Ansiedade

Devido às suas propriedades relaxantes, o chá de erva-cidreira pode ser benéfico para aqueles que sofrem de insônia ocasional ou ansiedade. Pode ajudar a acalmar a mente e proporcionar um estado mais tranquilo.

6. Propriedades Antioxidantes

A erva-cidreira contém antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres no corpo. Os antioxidantes podem ajudar a proteger as células contra danos causados pelo estresse oxidativo.

7. Alívio de Dores Menstruais

Algumas mulheres relatam que o chá de erva-cidreira pode ajudar a aliviar as dores associadas à menstruação, devido às suas propriedades relaxantes e antiespasmódicas.

8. Melhoria do Ânimo

O chá de erva-cidreira pode ter um efeito positivo no humor e na redução da irritabilidade, proporcionando uma sensação de bem-estar.

É importante notar que, embora o chá de erva-cidreira seja considerado seguro para a maioria das pessoas, indivíduos com alergias conhecidas à família da menta devem ser cautelosos. Além disso, sempre é aconselhável consultar um profissional de saúde, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos.

Dicas para fazer em casa

Veja mais dicas que podem ser legais para você fazer em casa e ter benefícios claros no bem-estar do ambiente, deixando tudo mais aconchegante.

Dicas para Perfumar a Casa

Perfumar a casa com ingredientes simples pode ser tudo que você precise para deixar o seu lar perfeito para receber as visitas. Veja como essas dicas estão legais para fazer em vários cômodos da casa.

Horta Caseira para a Casa

Criar hortas para cultivar uma erva-cidreira pode ser muito legal, por exemplo! Ou seja, dá para criar hortas para ter ervas e legumes frescos e utilizar em seus chás e demais receitas.

Como fazer e para que serve: Chá de Erva-Cidreira

Agora é com você! Faça o chá e crie ideias legais para deixar sua casa mais linda e aconchegante. Vai ser demais se envolver com as dicas que trouxemos nesse texto. Boas criações e até as próximas dicas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*