Tipos de Revestimentos com Isolamento Acústico

A qualidade acústica do ambiente em que vivemos e trabalhamos é fundamental para nosso bem-estar físico e mental. Infelizmente, há muitos lugares caracterizados por ter um ruído excessivo que pode causar estresse, distúrbios do sono e dificuldade de concentração. Para melhorar o conforto do ambiente, o isolamento acústico é a melhor solução.

Isolamento Acústico para a Casa

A poluição sonora é tratada como um grave problema para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Todo edifício, como afirma a Diasen, deve cumprir uma série de requisitos em termos de isolamento acústico para reduzir o ruído vindo do exterior ou propagado no interior.

Existem diferentes tipos de revestimento com isolamento acústico. Cada um deles tem características específicas e diferentes aplicações. Neste artigo, vamos analisar os tipos mais comuns de revestimentos para ajudá-lo a escolher a melhor solução para suas necessidades.

Veja como fazer Isolamento Acústico

Revestimentos Minerais Absorventes e Isolantes Acústicos

Os revestimentos minerais absorventes e isolantes acústicos são feitos de produtos como lã de rocha ou lã de vidro. São sem dúvida os mais utilizados tradicionalmente na construção civil.

Por serem materiais porosos, são uma excelente solução para altas frequências, pois as propriedades de absorção sonora dos materiais porosos aumentam com a frequência e a espessura do painel. Para que haja uma boa absorção sonora, é necessário escolher painéis de alta densidade que também tenham uma boa resistência à vibração.

Isolamento Acústico da Casa

Estes materiais têm alto desempenho acústico devido a sua estrutura porosa que absorve e dispersa o som, reduzindo a reverberação. São amplamente utilizados quando é necessário isolamento acústico devido não só à sua capacidade de absorver o som de dentro ou de fora, mas também porque são excelentes isolantes térmicos.

São fáceis de instalar, pois podem ser aplicados em paredes, pisos ou tetos. Estes materiais podem ser aplicados como painéis ou rolos, ou misturados com outros materiais de construção para criar estruturas de isolamento acústico. Às vezes podem ser incorporados em trabalhos de alvenaria, para que o isolamento acústico não seja visível e para que se obtenha um melhor resultado estético.

Os materiais minerais isolantes são resistentes ao fogo, o que os torna muito seguros em qualquer edifício. Eles evitam mofo e umidade, pois não permitem a penetração de água através das paredes. Portanto, eles são uma boa escolha para o isolamento de sua casa ou local de trabalho. No entanto, não são materiais fáceis de serem descartados ou reciclados.

Portanto, o setor da construção civil identificou novos materiais vegetais que podem ser utilizados no isolamento acústico e térmico para reduzir o impacto sobre o meio ambiente. Vejamos.

Isolamento Acústico da Casa

Revestimentos Absorventes e Isolantes Acústicos feitos de Materiais Vegetais

Os revestimentos absorventes e isolantes acústicos feitos de materiais vegetais têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos devido à sua capacidade de absorver e isolar o som de uma forma natural e ambientalmente correta. Estes materiais são geralmente mais sustentáveis e ecologicamente corretos do que os materiais minerais e sintéticos que vimos anteriormente.

Os materiais vegetais apresentam um bom desempenho no isolamento do ruído transmitido pelo ar, pela circulação de pessoas e pelas paredes laterais. Por serem materiais porosos, eles são uma boa solução para altas frequências, pois as propriedades de absorção sonora dos materiais porosos aumentam com a frequência e a espessura do painel. Eles também têm uma boa resistência a vibrações.

Os materiais vegetais utilizados para isolamento acústico incluem:

  1. A cortiça, que é um dos materiais mais utilizados para a insonorização devido a sua capacidade de absorver o som e isolar o calor. A cortiça é utilizada sob a forma de painéis ou pintura isolante aplicada diretamente nas paredes;
  2. O cânhamo é outra opção natural para a insonorização. É utilizado na forma de painéis absorventes acústicos e tem a capacidade de reduzir os ruídos transmitidos pelo ar e a reverberação;
  3. A lã de madeira é um material absorvente e isolante acústico derivado da fibra de madeira, que é fácil de descartar e reciclar;
  4. O musgo é um material vegetal que pode ser usado como revestimento absorvente acústico. É usado frequentemente em combinação com outros materiais para criar um efeito decorativo, bem como funcional.

Isolamento de Tetos e Pisos

O isolamento acústico de tetos e pisos pode ser um passo importante para melhorar o bem-estar acústico de um ambiente, mas como fazer isso? Pode-se escolher materiais minerais ou à base de plantas que absorvem o som, tais como os que acabamos de mencionar. Estes materiais podem ser colocados sob o piso ou teto existente ou usados como camada intermediária entre as paredes do edifício e uma nova camada de alvenaria, madeira ou outro material visível dentro do ambiente.

Isolamento Acústico da Casa

Para criar uma barreira com isolamento sonoro, podemos usar a lã de rocha, a cortiça, a madeira ou outros materiais absorventes acústicos, ou uma película de isolamento acústico ou placa de gesso cartonado. Como alternativa, existem atualmente no mercado tapetes absorventes acústicos que são utilizados sob o piso ou teto existente para reduzir a transmissão do som.

Outra possibilidade é aplicar painéis absorventes acústicos na parte externa da alvenaria, visíveis para quem estiver no ambiente. Esta é uma alternativa muito simples e rápida de instalar, mas o resultado estético também deve ser levado em conta, de modo a não comprometer o projeto.

Utilização de materiais sintéticos

Os isolantes sintéticos, aqueles materiais químicos geralmente derivados do processamento de petróleo, são geralmente absorventes acústicos de células abertas. Este tipo de isolamento inclui o poliestireno, a espuma de poliuretano, etc.

Dicas de Isolamento Acústico da Casa

Eles são baratos e fáceis de aplicar, mas são difíceis de descartar, não resistem muito bem ao fogo e não são particularmente eficazes por si mesmos. Materiais como o poliestireno e o poliuretano são excelentes para o isolamento de cavidades internas de paredes e para
reduzir o ruído de impacto.

Também são bastante eficazes para o isolamento térmico, mas nunca tão eficazes como os materiais vegetais, como a cortiça. Quando se quer isolar acusticamente uma sala, é uma boa ideia optar por soluções eficientes e também amigas do planeta. Somente desta maneira será possível alcançar excelentes resultados na proteção total do meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*