Dicas e segredos para cuidar de suculentas

Compartilhe! 🙂

Que tal aprender dicas e segredos para cuidar de suculentas? Trouxemos várias ideias que certamente vão te ajudar no cultivo das dessas plantinhas.

Segredos para cuidar de suculentas

Apesar de não ser difícil cuidar de suculentas, é preciso alguns cuidados especiais para que este tipo de planta possa crescer saudável e com as cores vivas que vamos em fotos belíssimas por aqui na internet.

Foi pensando nisso que trouxemos este artigo repleto de ideias interessantes para você aplicar e deixar suas suculentas muito saudáveis e incrivelmente lindas em sua casa.

Dicas e segredos para cuidar de suculentas

Dicas e segredos para cuidar de suculentas

Como já dissemos, cuidar de suculentas é fácil. Só é preciso ficar atento ao que você nunca deve fazer e a melhor maneira de cultivá-las em sua casa.

Cuidados com as regas

É preciso ter muito cuidado com as regas. Esse é um dos principais motivos que as suculentas são prejudicadas. E não é pela falta de regas e sim pelo excesso.

Exatamente! O excesso de regas pode até matar a sua planta suculenta. Ou seja, é preciso ficar muito atenta para saber a hora certa de regar as suas suculentas.

Lindas dicas para cuidar de suculentas

E qual é a hora certa para regar as suculentas? Fica atenta a essa regrinha simples: sempre que o substrato da suculenta secar completamente é o momento de regar.

Ou seja, em outras palavras, é preciso esperar a terra secar bem e isso pode levar alguns dias, quem sabe até semanas, dependendo do clima de sua região.

Espere até que o solo seque bem e só então, regue sua suculenta. Quando for regar, não regue com pouca água. Regue com água em abundância, de forma que a água escoe pelo fundo do vaso.

Luminosidade

Essa é outra condição ideal para que a suculenta tenha plena saúde. É preciso que você deixe as suas suculentas em um local com ótima luminosidade.

Desse modo, é preciso ter cuidado quando for colocar a sua suculenta dentro de casa. Afinal, ela pode não ter o bastante de luminosidade que precisa para se desenvolver bem.

Dicas e segredos para cuidar de suculentas

Se a sua suculenta é de sombra e você quer colocá-la dentro de casa, coloque perto de uma janela, em um local que ela não receba sol direto mas que apesar disto, ela receba bem a luminosidade indireta do sol. 

Mas se a sua suculenta é de sol e você também quer colocá-la em seu lar, é preciso que você escolha bem um local para que ela receba a luz do sol direta ao menos em uma parte do dia.

Suculenta Rabo de Burro

Essa é a suculenta Rabo de Burro. Muito linda. De fato, é uma das minhas preferidas. Exuberante e muito charmosa para decorar cômodos da casa, desde que claro, receba bem a luminosidade indireta do sol.

Boa drenagem na terra

Para que as raízes de sua suculenta possam desenvolver bem, é preciso que você deixe o substrato muito airado e dessa forma, com uma boa drenagem.

Como fazer isto? Utilizando uma porção generosa de vermiculita ou areia de construção no substrato que vai plantar a suculenta.

Como replantar suculentas

Um bom momento de fazer isto – deixar a terra com boa drenagem – é quando você for replantar a sua suculenta em um vaso maior.

Para isto, prepare bem a terra, colocando além de areia adubada ou areia de jardim, uma porção de vermiculita, areia de construção, cacos de telha ou o substrato de drenagem que preferir.

Vaso ideal

O vaso que você vai plantar sua suculenta também é importante na saúde e desenvolvimento de sua planta. Apesar de serem um pouco mais caros, os vasos de barro e de cimento são de fato os vasos ideais para as suculentas.

Suculenta em vaso de barro

Suculenta em vaso de barro

Além desses vasos reterem menos água durante o passar do tempo, secando mais rápido – o que é bom para as suculentas – eles controlam melhor a temperatura.

Ou seja, os vasos de barro conseguem retardar um pouco o aumento ou diminuição de temperatura, o que também é ótimo para as suculentas.

Já os vasos de plásticos são os piores para cultivar suculentas. Além de reter mais água, eles passam de uma temperatura para outra de forma brusca, o que pode prejudicar suas suculentas.

Enquanto são mudas, não tem muito problema ficarem em vasos de plástico. Mas quando estão se tornando adultas, é ideal que você mude de vaso para ter saúde plena em sua plantinha.

Adubação

Adube suas suculentas com um adubo sintético como o NPK em doses equilibradas, como o 10-10-10. Adube de acordo com as instruções do fabricante. Faça este processo apenas de 4 em 4 meses.

Dicas para cuidar de suculentas

Você pode adubar sua suculenta com adubos orgânicos também. Nesse caso é preciso fazer com doses maiores que com os adubos sintéticos. Você pode fazer com mais frequência também, como de mês em mês.

É importante escolher apenas um método. Adubar demais também pode prejudicar e até mesmo matar sua suculenta.

Forragem com pedras

Faça uma forragem com pedras ou folhas na superfície do vaso de suas suculentas. Isto serve principalmente para duas funções. A primeira é evitar que as folhas batam na terra, o que poderia apodrecê-las.

Como cuidar de suculentas

A outra tarefa é conter mais os nutrientes na terra. Não deixando que o sol possa evaporá-los com tanta facilidade. Isso tudo além de ficar bonito para a decoração do seu vasinho também.

Como fazer mudas

Para fazer mudas de suculentas é super fácil. Na maioria das suculentas você pode utilizar este método simples de arrancar uma folhinha e deixar em cima de qualquer substrato.

Como fazer mudas de suculentas

Tire esse vaso do sol direto, deixe ele apenas num local de sombra e ótima luminosidade. Ou seja, alguma área externa de sua casa que não bata sol direto.

É só ir regando da mesma maneira que ensinamos no primeiro tópico e as mudinhas irão nascer com o tempo. Super fácil e simples de fazer.

Segredo para colorir suculentas

Tem um segredo incrível para você obter cores mais vivas em suas suculentas. Você pode utilizar uma solução Sal Amargo para estimular esta coloração nas folhas das suas meninas. Veja como fazer este adubo foliar para suculentas!

Cuidados com suculentas

Para fazer com o Sal Amargo, que possui uma alta concentração de magnésio, você deverá seguir estas medidas para diluir a substância na água.

Dilua meia colher de café de Sal Amargo em 1 litro de água. Misture bem para que a substância possa diluir completamente e coloque em um borrifador.

Agora é só borrifar nas folhas de suas suculentas. Faça isto apenas quando elas as suculentas não estiverem expostas ao sol. Dessa forma, o melhor a melhor hora de aplicar a substância é no começo da noite.

Sal Amargo - Segredo para colorir suculentas

Faça este processo de 7 em 7 dias. O Sal Amargo pode ser encontrado facilmente em farmácias. É uma maneira simples e muito fácil de colorir as suculentas.

Terrário de suculentas

→ como fazer terrário de suculentas

Aprenda como criar um terrário lindo para colocar as suas suculentas mais lindas e exuberantes. Você pode amar estas dicas também!

Segredos para cuidar de suculentas

Gostou dessas dicas e segredos para cuidar de suculentas? Faça e deixe todas as suas plantinhas maravilhosamente saudáveis também. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.bhg.com www.housebeautiful.com www.louiesnursery.com gilmour.com www.gardenandhome.co.za www.solanasucculents.com medium.com/@sucstu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*